Religião vs Espiritualidade – Katiuscia Santana

Por muito tempo sempre fui uma buscadora, este é o titulo que me dou no momento.

Desde de muito pequena, sempre fui questionadora dos ensinamentos religiosos.

Vou ser muito sincera, nunca li a bíblia na integra, mas todas as partes que li, falaram comigo.

Sempre fui fã do novo testamento, Jesus sempre foi minha referencia, nunca acreditei num Deus vingador e que punia os injustos, por isso sempre tive mais dificuldade com o velho testamento. Quando tive que rezar o Salmo 9 uma vez por 21 dias, no terceiro dia eu o rescrevi, sim, eu fiz isso, pois as palavras do Salmo, cheias de ódio e punição, não condiziam com meu coração.

Fui criada na base católica, mas desde pequena, questionava o porque de padres não casarem? Porque tinha que me confessar a um padre? E porque tinha que tomar a hóstia só depois de me confessar e fazer a primeira comunhão?

Entendam bem, não estou fazendo nenhum julgamento, mas quando as pessoas me respondiam a estas perguntas, me respondia no automático, sem que eu sentisse que elas mesmas acreditavam naquilo, assim eu mesma fui em busca de minhas respostas.

Sempre fui curiosa, e procurei Deus em muitos lugares até encontrá-lo no lugar mais óbvio, mais perto do que eu mesma poderia imaginar… e este lugar era EU.

Quando entendi isto, pude entender todas as religiões e todas as minhas respostas, as aceitando ou não, eu as entendi.

E podem ter certeza, o Papa Francisco e Pe. Fabio de Melo, são as figuras mais carismáticas e personificadas desta espiritualidade que eu sempre busquei na igreja católica. Se eles tivessem aparecido antes, eu talvez não tivesse abandonado a religião, mas como entendo que meu serviço esta além disto, não sinto pesar, mas sinto força a somatória disto é elevar ainda mais a consciência humana.

Pessoal quem não assistiu a entrevista do Padre Fabio de Melo no programa Entrevista com Bial, assista. Olha eu falando do programa do Bial novamente, daqui a pouco vou pedir patrocínio (rsrsrs).

O tempo todo em que eu o assisti no programa, pude sentir e integrar cada palavra as minhas crenças e valores, puder ver um ser humano a serviço da humanidade, na forma mais linda, (e que forma), brincadeiras a parte, ele é um ser espiritual e reconhece isto.

Ele disse muitas frases de efeito e que as reconheci em mim, por muitas vezes, mas tem uma que ele diz: “… é muito difícil dentro do contexto da religiosidade, a busca da espiritualidade, será sempre um desafio o religioso, ser um ser espiritual … a corrupção esta em todos os lugares, o Papa Francisco hoje é um homem muito corajoso de expor aquilo que esta podre dentro do coração da igreja, e o faz de forma muito responsável…”

Assim, com esta reflexão eu venho dizendo isto o tempo todo como uma espécie de mantra, que não podemos ver a luz, sem passar pela sombra, e ver a maldade do outro, eu só reconheço porque ela esta em mim, assim não se enganem, todos nós precisamos limpar o que há de podre dentro dos nossos corações se quisermos entender o que é o verdadeiro amor.

Então minha recomendação meus amores é consulte o Deus que esta dentro de vocês e se não conseguir na primeira, tente novamente e novamente até conseguir. Segue aqui abaixo uma citação de Aristóteles que também foi citado pelo Pe. Fabio, fica a dica!!!

NÓS SOMOS O QUE FAZEMOS REPETIDAMENTE. A EXCELÊNCIA, PORTANTO, NÃO É UM ATO, MAS UM HÁBITO.

(Aristóteles)

Por mais seres espirituais… Amém!!!

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s